Encontram-se abertas as incrições para poderes praticar basquetebol e te divertires a fazer desporto, no Sport Clube Beira-Mar! Dirige-te à secretaria do pavilhão, no centro da cidade e inscreve-te no clube mais emblemático da região!


Carlos Tavares, mais conhecido por Pelé, atualmente adjunto da equipa senior, alargará a sua colaboração no clube auri-negro já a partir do mês de janeiro. Depois da sua colaboração no challenge de minibasquete nestas férias de Natal o Carlos integrará a equipa técnica dos Sub13. Ligado ao basquetebol desde os 11 anos de idade, Pelé foi praticante (de mini a sénior) no Clube dos Galitos onde também desempenhou o cargo de Monitor nos Sub10 e Sub12. Bem vindo Pelé.

Ficámos hoje a conhecer as equipas que vamos encontrar na 2ªFase do Torneio Distrital de Sub13: AD Ovarense, AD Sanjoanense, Clube dos Galitos e CP Esgueira.



Entre os dias 19 e 22 de Dezembro, decorreu o Challenge Minibasquete S. C. Beira-Mar, organizado pela Secção de Basquetebol. Esta foi já a quarta edição da iniciativa, dirigida sobretudo aos atletas dos escalões Sub10 e Sub12 do clube, mas também, e como novidade este ano, a convidados (amigos, colegas e familiares) da mesma faixa etária. Destacou-se ainda a presença, nos dias 19 e 20, dos alunos do 1º ao 4º ano do Centro Paroquial de S. Bernardo, entidade com a qual a Secção de Basquetebol do S.C. Beira-Mar assinou recentemente um protocolo de cooperação.






Durante os quatro dias do evento, que teve lugar entre as 14h30 e as 17h30, o ambiente no Pavilhão do S.C. Beira-Mar esteve bastante animado, com a realização diária de torneios 3x3 e de um conjunto de concursos de habilidades técnicas (lançamento, drible e manejo de bola) em cada um dos escalões. A meio da tarde, foi ainda assegurado um merecido lanche a todos os participantes.
Cada uma das equipas teve um mínimo de 4 elementos e um máximo de 6, com algumas vagas a serem destinadas aos convidados, que puderam, assim, ter a oportunidade de praticar basquetebol, em alguns casos pela primeira vez.

Esta actividade teve o acompanhamento dos treinadores das equipas de Sub8, Sub10, Sub12 e Sub13 e contou ainda com a colaboração de vários atletas da formação e séniores, seccionistas e dirigentes do clube, bem como de um grupo de alunos do Curso Técnico de Apoio à Infância (nível IV), da Escola Profissional de Aveiro.
A todos os nossos agradecimentos.


E amanhã entramos no quarto e último dia do Challenge de Minibasquete do SC Beira-Mar. Nos três primeiros dias estiveram presentes 60, 78 e 58 crianças respetivamente. Estes mini-atletas têm feito jogos 3x3 e concursos técnicos individuais. Muita competição, alegria e fair play.
Comentários alargados e fotos em breve.



SC Beira-Mar termina 1ª fase do Torneio Distrital Sub13 masculino no primeiro lugar.

Hoje empatámos em Ílhavo num jogo com muitos turnovers e uma defesa menos agressiva que o habitual. Permitimos muitos ressaltos na nossa tabela e ofensivamente realizámos menos contra-ataques. Mérito para a equipa do Illiabum que soube contrariar os nossos pontos fortes.

15.12.11

Treino especial


Este ano a secção decidiu preparar, para esta época natalícia, um treino para os familiares dos atletas minis. Os treinadores dos escalões Sub8, Sub10 e Sub12 irão assumir os treinos dos familiares dos seus próprios atletas.

Esta atividade acontecerá no próximo domingo, dia 18 dez. das 9h45 às 10h45 no pavilhão do Beira-Mar.

Não deixem passar esta oportunidade para experimentarem a modalidade que os vossos filhos tanto.

Esta actividade decorre na necessidade da secção promover esta intereção entre o corpo técnico, secção e pais dos atletas, com a finalidade de retribuir, desenvolver e fortalecer os laços entre todos estes intervenientes da familia do basquetebol auri-negro.
A Comissão de Pais, como já nos habituou, irá abrir o seu espaço "Beira-Bar", com a qualidade de sempre.

A seguir ao treino, todos os presentes poderão assistir ao derbi (Beira-Mar x Galitos) em Sub14.

Grande manhã em perspectiva no Alboi!


Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar estabeleceu, na passada semana, um protocolo de cooperação com o Centro Paroquial de São Bernardo

A equipa técnica do clube estará responsável pelo planeamento e orientação de treinos quinzenais nesta Instituição. Estes treinos de minibasquete destinam-se aos alunos do 1º, 2º, 3º e 4ºs anos de escolaridade e serão operacionalizados em grupos e horários distintos. 

No período de férias escolares os alunos do Centro Paroquial envolvidos nas atividades poderão participar nas iniciativas internas do SC Beira-Mar.


Uma cooperação interessante e com vantagens mútuas para as Instituições.

Ontem deslocámo-nos a Oliveira do Bairro para participar na 5ª concentração de sub 12.

Para além da equipa organizadora(Atómicos) estiveram presentes o Cerca, Gafanha, Enesse e nós com duas equipas. Como objetivo tinhamos o de conseguir defender coletivamente e atacar com simplicidade, previligiando o passe em detrimento do drible. Conseguimos em grande parte dos jogos cumprir com os objetivos propostos, sendo que continuamos a ter de melhorar gestos simples como o lançamento na passada.

Parabéns a todos os nossos atletas pela pontualidade,entusiasmo e espírito de equipa que demonstraram. Destaque para a estreia com os mais "velhos" do nosso atleta sub-10 Henrique Monteiro.

 Um agradecimento especial aos pais pelo apoio às equipas e ao Atómicos pela organização.

Participaram: Pedro Neves, Miguel Fonseca, Miguel Gonçalves, Maria Inês, Francisca Pinto, Rúben Nogueira,José Rita, Lucas Câncio, Tiago, André Naia, André Rodrigues, Diogo Pereira, Guilherme, Henrique Monteiro e Rodrigo Silva.

António Almeida e Pedro Lima

Este domingo, dia 11 de Dezembro, a nossa equipa esteve no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré para participar na 5.ª concentração de Minis 8 da ABA. Para além do S.C. Beira-Mar, estiveram presentes o Gafanha, o Illiabum (A e B), o Galitos (A e B), o GICA e o Enesse. Nos quatro jogos disputados, os nossos meninos conseguiram jogar coletivamente e criar várias situações de lançamento, mas faltou um pouco de eficácia. Temos também de continuar a trabalhar o enquadramento defensivo e a procura mais ativa da bola no ressalto defensivo. De qualquer forma, a equipa continua a demonstrar evolução nos vários aspetos do jogo! Os pais dos nossos atletas marcaram uma vez mais presença. Obrigada pelo apoio! Participaram a Bruna Lopes, o Filipe Viseu, o Miguel Costa, o Rafael Santos e o Sérgio Neves. Até terça-feira! Sara Carvalho

A Secção do SC Beira-Mar firmou um protocolo de cooperação com o Centro Paroquial de São Bernardo. Notícia mais alargada em breve.

No passado sábado estivemos mais uma vez envolvidos em jogos com equipas pertencentes a outro distrito, desta vez aceitando o convite realizado pelo Ginásio Figueirense. Realizámos 3 jogos (Ginásio, Infante de Montemor e Sporting Figueirense) num contexto diferente do que estamos habituados nos jogos em Aveiro, jogando em 4x4 em campos com dimensões de seniores. O grande objectivo era conseguir adaptar-nos a esta realidade essencialmente na capacidade de ocupar o espaço com mais um jogador e fisicamente estar à altura da exigência. Estivemos muito bem na ocupação do espaço, na responsabilização individual e acabámos os jogos prontos para jogar mais. Mais uma vez o agradecimento aos pais no apoio à equipa e ao Ginásio pela excelente organização.

Participaram : Henrique Monteiro, Rodrigo Silva, Manel Fonseca, André Rodrigues, João Marques, Pedro Jesus, Gonçalo Cerqueira, Gonçalo Loureiro e Pedro Nuno

Rui Gomes

Acordar tão cedo a um Domingo frio e chuvoso teria que ser por um bom motivo. Neste caso a visita à única equipa que nos havia derrotado na prova, a Sanjoanense, contra quem os jogos neste escalão se têm mostrado bastante interessantes pelo equilibrio entre as equipas. O desafio colocado aos nossos jogadores era bastante simples na teoria, mas não tão fácil de ser colocado em prática: vencer a inércia por competir tão cedo e concentrarmo-nos num basquetebol simples e colectivo onde cada um assegurasse a sua responsabilidade perante a equipa, principalmente no aspecto defensivo. Se a defesa é nestes escalões um aspecto longe de ser prioritário no tempo de treino dedicado ao longo da semana, é na maior parte das vezes a concentração individual que acaba por fazer a diferença na forma como colocamos dificuldades ao jogo do adversário e facilitamos o nosso processo ofensivo através de contra-ataques. De um modo geral a equipa correspondeu plenamente ao desafio. Aquecemos bem, metemos a cabeça no jogo cedo e o resultado foi entrarmos logo no primeiro período a todo o gás. Conseguíamos recuperar bastantes bolas e desenvolver situações de 1x0 e 2x1, que nos conduziriam à vitória nos três primeiros períodos. Na segunda parte o jogo foi mais equilibrado, com alguns jogadores da nossa equipa a ficarem condicionados pelo número de faltas. Conseguímos ainda assim empatar o quarto período e vencer o quinto por apenas um ponto de diferença. No sexto período a cabeça já parecia fora do jogo, onde frequentemente alguém se esquecia de defender. Será um aspecto a rever e a melhorar, uma vez que o jogo só termina no último segundo do último período.

Em jeito de conclusão, dar os parabéns aos atletas pela boa resposta dada em campo, ainda por cima com bastantes ausências por motivos diversos, o que obrigou a um esforço suplementar de toda a equipa que teve que jogar dois períodos consecutivos. Mais do que ganhar jogos, pretendemos que os atletas adquiram bons hábitos que serão importantes no futuro. Notável a forma simples e colectiva como conseguímos descobrir um colega solto para concretizar. A melhorar a eficácia de gestos técnicos simples como o lançamento na passada.

Jogaram pelo Beira-Mar: Francisaco Catarino, Gonçalo Pato, Pedro Areias, João Cancela, Daniel Kvapp, Tiago Rendeiro, Zuriel e Zé Artur.

Parciais:
1ª parte - 1ºP: 3-7; 2ºP: 7-10; 3ºP: 0-6
2ª parte - 4ºP: 9-9; 5ºP: 10-11; 6ºP: 6-14

Francisco Dias

Sport Clube Beira-Mar Federao Portuguesa de Basquetebol Subscribe Contactos