Encontram-se abertas as incrições para poderes praticar basquetebol e te divertires a fazer desporto, no Sport Clube Beira-Mar! Dirige-te à secretaria do pavilhão, no centro da cidade e inscreve-te no clube mais emblemático da região!

Uma equipa Sub 10 do SC Beira-Mar participará no Torneio de Carnaval do Vilafranquense no dia 11 de Fevereiro. Este Torneio, para além da equipa da casa, o União Vila Franquense contará com a presença do SL Benfica, FC Porto, Montijo Basket, Olivais de Coimbra, Ginásio Figueirense e Galitos do Barreiro


Com o jogo de hoje frente ao Esgueira terminámos a 1ª volta da 2ª Fase do Torneio Distrital Sub 13 masculinos. 

Apesar do resultado aparentemente desequilibrado o Esgueira levantou-nos bastantes problemas fruto da superioridade de estatura, força e velocidade de alguns dos seus atletas. Conseguimos coletivamente contrariar essa vantagem física através da nossa defesa agressiva e dos nossos contra-ataques. 

Ofensivamente apresentámos algumas falhas no posicionamento em campo quando o contra-ataque não era solução e por isso as combinações 2x2 foram pouco frequentes. Apesar de tudo os nossos atletas sabem já respeitar o espaço dos colegas facilitando as ações individuais ofensivas.

Especialmente no 3º período falhámos bastantes lançamentos (na passada e em apoio) mas compensámos com uma defesa eficaz ao não permitir qualquer cesto neste período.

Defensivamente estamos no bom caminho, individualmente e em equipa. Os nossos atletas vão adquirindo os pré-requisitos necessários para avançarem nos conteúdos defensivos.

Parabéns aos atletas do Esgueira e aos seus treinadores pelo empenho e comportamento dignos de registo.

Rápidas melhoras para o Zuriel, Cardielos e António Martins que hoje estiveram ausentes.

Jogaram: João Costa; Lucas Ferreira, Zé Artur, Francisco Catarino, Luís Miranda, Gonçalo Pato, Pedro Pires, Vasco Freitas, Diogo Pereira e Manuel Nunes.

No próximo fim de semana folgamos. Voltamos a jogar no dia 12 de Fevereiro às 15h, novamente "em casa", frente à Sanjoanense.

Mais uma vez os nossos agradecimentos aos familiares presentes pelo apoio à equipa e já agora pelos lanches que têm proporcionado aos atletas.

Resultado dos parciais
1ºP: 20-6; 2ºP: 10-6; 3ºP: 8-0
4ºP: 19-11; 5ºP: 11-3; 6ºP: 7-5

Bertino Martins, irmão do nosso José Artur é a "nova aquisição" dos Sub 8 do SC Beira-Mar. Mais um atleta com espírito Beiramarense...bem vindo Bertino.

Hoje os nossos Sub10 deslocaram-se a Ílhavo para participar na 7ª Jornada da ABA do respetivo escalão. Para além do Beira-Mar (2 equipas) estiveram presentes o GD Gafanha (1 equipa) o GRIB (1 equipa) e claro a equipa da casa, o Illiabum (2 equipas).


Participaram: Miguel Costa, Vitor Arruda, Rodrigo, Beatriz, Gonçalo Cerqueira, Gonçalo Loureiro, Bruno, David, Pedro Nuno, António Pires, André, Manel, João Marques, Henrique e Pedro Freire.


Jogaram os seguintes atletas:

Mais uma atleta a entrar para a equipa Sub 8 do SC Beira-Mar. É a Joana Esperança de 7 anos. Bem-vinda Joana.

No passado domingo deslocá-mo-nos ao arena Dolce Vita em Ovar para participar na 7ª Concentração Sub12 da ABA. Logo à chegada notou-se a cara de espanto dos nossos atletas, perante a grandeza e qualidade do recinto onde iriamos jogar.

Mais uma vez os nossos atletas estiveram bem dando especial atenção ao jogo coletivo, principalmente em situaçoes de superioridade numérica, obrigando-nos a procurar o colega desmarcado mais à frente em melhores condiçoes de lançar ao cesto. 

Defrontámos o GICA e as duas equipas da Ovarense.

Estiveram presentes: Kiki, Maria Inês, Maria Araújo, Pedro Neves, Ricardo Divincenzo, Miguel Gonçalves, Tiago, José Rita, Guilherme Martins, André Naia, Rúben Nogueira e André Rodrigues. 

Parabéns a todos e os nossos agradecimentos aos familiares por todo o apoio.

Pedro Lima








Realizou-se ontem um convívio de minibasquete da Associação de Basquetebol de Aveiro, no escalão de sub8, organizado pela secção de basquetebol do Beira-Mar. Participaram 68 atletas distribuídos por 9 equipas: Beira-Mar, Illiabum (2), Galitos(2), GICA, Esgueira, Atómicos e Sangalhos.

Para além dos habituais jogos 3x3, realizados em 4 campos montados para a ocasião, existiram actividades lúdicas no âmbito do basquetebol (desenhos, gincanas, entre outras) organizadas pelos alunos do curso técnico de apoio à infância da Escola Profissional de Aveiro, orientados pela professora Joana Faria, ao abrigo do protocolo de cooperação que a secção efectuou com esta instituição da cidade.

Não faltou o excelente envolvimento da Comissão de Pais dos mini-atletas auri-negros que, com a sua disponibilidade e dedicação proporcionaram o apoio necessário a todos os que estiveram presentes no alboi. Os nossos simpáticos e talentosos atletas do escalão sub14 tiveram a responsabilidade de arbitrar todos os jogos do evento.

Uma jornada desportiva que encheu o pavilhão de alboi de entusiasmo, alegria e confraternização. 

Realce para a presença da mascote do Beira-Mar (Beira-Bolas) que foi a grande surpresa da manhã desportiva para gáudio dos mais novos e curiosidade do muito público que presenciava ao torneio.


Hoje recebemos no Alboi os vizinhos do Clube dos Galitos. Tivemos uma prestação muito positiva, onde demonstrámos a força do nosso coletivo.

Fomos agressivos a defender, bem próximos dos atacantes, sem sermos ultrapassados e sempre solidários.

Depois da bola conquistada reagimos rápido para o contra-ataque, ocupando quase sempre bem os corredores e posições no campo. Desta forma a equipa conseguiu criar muitas situações de vantagem numérica para lançamentos fáceis. Como habitualmente fomos coletivos e mostrámos que o drible só é preciso quando.... é preciso. Com muito agrado vimos transições defesa-ataque quase exclusivamente em passe.

Também foi interessante ver as combinações táticas simples de 2x2, que executávamos no ataque sempre que não privilegiávamos as ações individuasis de 1x1. 

Falhámos alguns lançamentos na passada ao longo do jogo e no 4º e 5º períodos fizemos alguns turnovers que, de certa forma, se justificam pela forma rápida como queremos jogar. Afinal de contas são atletas minis...têm de cometer erros, de se divertirem e de aprender.

De registar o orgulho que os nossos atletas demonstram em vestir a camisola do Beira-Mar e da identidade coletiva que vêm desenvolvendo. Muito bem rapazes.

Os nossos agradecimentos aos familiares e amigos que estiveram presentes nas bancadas para apoiar a nossa jovem equipa.

Parabéns aos atletas e equipa técnica do Galitos pela forma empenhada e correta com que estiveram em campo, do princípio ao fim.

No próximo domingo, dia 29 de janeiro, recebemos o Esgueira às 15h.

Parcias
1ª Parte - 1ºP:11-4; 2ºP: 16-2; 3ºP: 12-4
2ª Parte - 4ºP: 5-2; 5ºP: 17-5; 6ºP: 13-10






No próximo domingo 22 de janeiro às 10h30 o SC Beira-Mar recebe uma concentração de Sub 8 integrada nas jornadas de minibasquete da Associação de Basquetebol de Aveiro. No pavilhão do Alboi estarão presentes 9 equipas representando o Atómicos, Esgueira, Galitos, Gica, Illiabum, Sangalhos e claro o Beira-Mar.

A Comissão de Pais dos Minis e a Escola Profissional de Aveiro com alunas do Curso de Apoio à Infância estarão presentes para nos apoiarem nesta atividade.


As nossas equipas minis voltam às Concentrações da ABA já neste fim de semana. Os Sub8 serão anfitriões da 7ª Jornada (22 janeiro às 10h30) ao receberem no pavilhão do Beira-Mar 9 Clubes do distrito. Vai ser uma grande jornada de promoção da modalidade.

Os Sub12 deslocam-se no mesmo dia ao Arena Dolce Vita de Ovar -15h30- para jogarem com o Gica, Enesse, Sanjoanense e claro está, Ovarense.

Este domingo a nossa equipa Sub 13 defrontou a equipa da Ovarense. Apesar do resultado, na 1ª parte pouca coisa correu bem. Ao contrário dos últimos jogos, a defender estivemos demasiado relaxados, frequentemente desenquadrados, permissivos e desconcentrados. Valeu-nos o facto de os atletas adversários estarem a jogar pela primeira vez nas tabelas seniores. Como se não fosse suficiente, permitimos que a Ovarense conquistasse muitos ressaltos na nossa tabela para 2ª e 3ªs tentativas de lançamento. Na verdade não parecíamos o Beira-Mar, fomos muito pouco agressivos e os adversários quiseram lutar mais que nós; fomos pouco coletivos privilegiando as ações individuais. Não é normal, mas aconteceu. Na 2ª parte conseguimos melhorar a nossa atitude e, apesar de continuarmos com muitos turnovers e más decisões na escolha do lançamento, valeu-nos a atitude e a vontade de fazer melhor. Certamente que não "desaprenderam", mas há dias em que as coisas não correm bem...este foi um deles. Vamos fazer melhor no próximo jogo com toda a certeza. Continuaremos a trabalhar os fundamentos técnicos ofensivos e a técnica individual defensiva. Parabéns à jovem equipa da Ovarense pela prestação meritória.
Também o nosso atleta António Martins está de parabéns pela sua estreia em jogos oficiais. Esteve bastante bem.
Jogamos novamente domingo dia 22 janeiro às 15h no nosso pavilhão frente ao Galitos.

Resultado dos parciais:
1ºParte - 1ºP: 9-6; 2ºP: 5-8; 3ºP: 2-1
2ªParte - 4ºP: 17-6; 5ºP: 10-6; 6ºP: 10-7

António Martins (2000) e Pedro Marques (2004), irmão do "nosso" sub10 João Marques, são as duas últimas entradas no minibasquete do Beira-Mar. Ambos estiveram presentes no Challenge em dezembro onde revelaram habilidades e capacidades muito interessantes. Sejam bem vindos.


Com alguma expectativa aguardávamos este jogo da nossa equipa Sub13 em São João da Madeira. Em primeiro lugar porque era o primeiro jogo em que participávamos só com atletas nascidos em 2000 (e 1 em 2001) e depois porque esta mesma equipa da Sanjoanense infringiu-nos a única derrota da 1ªFase deste Torneio Distrital Sub13.

O grande destaque vai sem dúvida para a melhoria demonstrada na técnica individual defensiva. Apesar de um ou outro "esquecimento" pontual, os nossos atletas revelaram progressos na defesa ao jogador atacante com bola. Fomos agressivos sem contudo perder o equilíbrio e o enquadramento. Começamos a perceber a diferença entre defender o jogador que tem a bola mas que ainda não driblou e o jogador que parou o drible. Estamos igualmente melhores na defesa ao atacante sem bola, especialmente nos cortes para o cesto e na sobremarcação.

Outro aspeto onde revelámos maior esclarecimento foi na ocupação das posições de ataque e no respeito pelos espaços entre os colegas de equipa. Combinações simples de 2x2 ficam assim muito mais facilitadas.

Realizámos menos contra-ataques do que o habitual e o mérito vai para a Sanjoanense que soube recuperar defensivamente. Porém, no 6º período, os nossos adversários revelaram algum cansaço e chegámos a proporcionar situações de 2x0 nos contra-ataques.

Estão de parabéns os nossos atletas. Temos de continuar a treinar com empenho, disciplina e concentração.

Parabéns ao Pedro Pires pela sua estreia na equipa Sub13. Belos contributos coletivos.

Mais uma vez temos de agradecer aos familiares e amigos que se deslocaram ao pavilhão Paulo Pinto em São João da Madeira para apoiar a nossa jovem equipa.

Resultado dos parciais
1ºPeríodo: 5 - 7
2ºPeríodo: 5 - 13
3ºPeríodo: 9 - 15
4ºPeríodo: 10 - 15
5ºPeríodo: 7 - 7
6ºPeríodo: 6 - 12

Sport Clube Beira-Mar Federao Portuguesa de Basquetebol Subscribe Contactos